Prezado Bernabap, bem-vindo ao fórum do voxcommando, terei prazer em esclarecer suas dúvidas, minha primeira sugestão é que leia este tópico que criei no htforum (forum brasileiro de áudio e video), caso não conheça,
eis o link para meu post, lá tem muita explicação sobre o uso do voxcommando.
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/144704-Usando-Comando-de-voz-para-controlar-seu-midia-center-com-ênfase-no-XBMC-Versão-DharmaVamos por parte, eu uso o windows em inglês, mas posso usar com a interface em pt-br isso não altera a funcionalidade do programa, mas precisamos ter instalado algum idioma que funcione o reconhecimento de voz, pode
ser inglês ou espanhol, eu uso inglês na realidade, pois facilita o uso para chamar músivas, filmes, a maioria dos dados esta em inglês mesmo.
Bom tem que separar as coisas, a primeira delas é que para cada comando existe uma palavra ou frase que usamos para chamar certo comando, estas palavras funcionam melhor obviamente me inglês, mas dá para usar palavras em PT BR também, para tal treinamento é fundamental, precisa conhecer as palavras pré cadastradas, é possível ativar e desativar grupos no voxcommando, eu aconselho a desativar todos, e ativar um por um, treine apenas um bloco de cada vez, isso restringe e facilita o "aprendizado da palavra" pelo sistema de reconhecimento de voz...ele vai comparar só aquele grupo de palavras que estiver ativo naquele momento, fica mais fácil portanto reconhecer a palavra ESQUERDA por exemplo...com o tempo, ele reconhece todas as palavras em português, mesmo o sistema sendo o reconhecimento de voz usando inglês como base, ele aprende...
Outra coisa distinta é o uso de TTS (Text to Speech), muito usado para ouvir respostas e informações do sistema, existem algumas vozes gratuítas na internet, mas as melhores são vozes produzidas por empresas comerciais, a mais tradicional é a Loquendo, mas existem outras, existe muita informação aqui no forum sobre este assunto, e você pode encontrar com facilidade na net vozes para uso com o voxcommando. E respondendo a sua pergunta, sim eu consegui obter respostas com as vozes apropriadas, baseado no idioma em que se encontra a informação, eu recebo na língua apropriada a resposta, é algo que precisarei mais tempo para explicar o funcionamento.
Vou deixar aqui o arquivo que você precisa, basta colocar dentro do diretório do vox, e meu arquivo atual, com as configurações que uso com a última versão do voxcommando, meu foco principal é o XBMC, mas tem outros exemplos,
muito provavelmente vai precisar de mais arquivos para ficar 100%.
Moro em Florianópolis - SC, por hora fico por aqui, se precisar de mais informações, me pergunte.