Author Topic: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil  (Read 13598 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Wanilton

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 559
  • Karma: 6
    • View Profile
    • XBMC Brazil Forum
XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« on: August 23, 2010, 01:35:24 PM »
Amigos,

Sou usuário e quero agradecer o suporte recebido do JJ, o software de reconhecimento de voz voltado para controle de programas, em especial aos de midia center desenvolvido por ele creio eu ser único no mundo, fui encorajado pelo James em postar na língua nativa, para que outros brasileiros e mesmo nossos irmãos portugueses com interesse no assunto, nos encontrem, e assim venhamos a ser semente de discussão sobre o uso do vox..
Eu particularmente uso o VOX com o XBMC midia center, e é surpreendente como funciona adequadamente, feliz fiquei ao ver que o James elencou como prioridade a criação de arquivos XML para os filmes e músicas, e quem sabe mais para frente para as séries de tv...hoje já é possível pedir por determinado filme, mas o uso do XML deve facilitar o uso, para quem tem uma grande quantidade de filmes. Requisitar músicas por album ou artista também já é possível, entao espero que outros colegas se juntem conosco, e que possamos trocar experiências de uso.
A comunidade portuguesa tem por parte da Microsoft um laboratório para reconhecimento de vozes dos amigos lusitanos, infelizmente no Brasil, creio que por enquanto não tivemos a mesmo sorte, mas isso em nada impede o uso do Vox que funciona muito bem em PT-BR, quero encorajar outras pessoas a usá-lp, estarei aqui para auxiliar no que for preciso, já avancei bastante nos comandos do VOX para o XBMC, consigo navegar, selecionar, dar pausa, play, parar, ir para a direita ou para a esquerda, chamar o submenu músicas, filmes ou seriados..
Projeto da Microsoft para reconhecimento de voz pt-pt:
O projecto consiste em angariar vozes portuguesas através do Your Speech – com o propósito de desenvolver a tecnologia de reconhecimento de fala, aplicável em contextos de comunicação natural pessoa-computador e em cenários de síntese de fala para os cidadãos com necessidades especiais. Este projecto pretende iniciar um movimento de cidadania pela causa do avanço do conhecimento, da ciência e das tecnologias de reconhecimento e síntese de fala, as quais encontram uma aplicabilidade especial na melhoria da acessibilidade dos cidadãos às tecnologias da informação.

O projecto Your Speech desenvolvido pelo Microsoft Language Development Center (MLDC), centro de investigação da Microsoft para o desenvolvimento da linguagem estabelecido em Portugal em 2005, inclui duas aplicações de voz que vão permitir o desenvolvimento das tecnologias de reconhecimento e síntese de fala em português, a partir da doação das vozes dos portugueses.

Estas aplicações visam compilar o maior número de palavras e frases em língua portuguesa, contribuindo desta forma para uma base de dados de fala que o MLDC está a desenvolver e a actualizar constantemente em 26 línguas, incluindo o português europeu, o português do brasil e todas as principais línguas da Europa Ocidental. As vozes recolhidas são depois utilizadas para o desenvolvimento e teste de sistemas de reconhecimento de fala, nas línguas referidas.

Com o projecto Your Speech, a Microsoft pretende fazer crescer o número de cidadãos portugueses com acesso às tecnologias de informação, em especial os que têm dificuldades auditivas ou de cognição, as pessoas com limitações de mobilidade ou mais vocacionadas para formas naturais de interacção pessoa-computador, como os idosos, que têm maior dificuldade em utilizar os recursos de interacção dominantes (teclado e rato).

Paralelamente, este projecto vem ainda permitir o desenvolvimento e a melhoria das capacidades de acesso telefónico ao Microsoft Exchange (sistema empresarial de gestão de correio electrónico, calendário e agenda de reuniões e contactos), com reconhecimento e síntese de fala.

Projecto Your Speech – Aplicações para recolha de dados de fala

A primeira aplicação do projecto Your Speech para recolha de dados de fala consiste num jogo online onde o utilizador pode testar os seus conhecimentos numa série de questões de cultura geral e ao mesmo tempo contribuir para o avanço da tecnologia da linguagem. Para jogar, apenas tem de responder às questões utilizando a sua voz. As respostas são gravadas num sistema de reconhecimento de fala e, após um processamento que garante o anonimato do utilizador, são utilizadas para melhorar a tecnologia da linguagem em Portugal.

A segunda aplicação consiste na geração automática de uma voz sintética personalizada, utilizando, uma vez mais, a fala do utilizador para esse efeito. Ao ler um conjunto mínimo de frases, cuidadosamente escolhidas pelo MLDC, a aplicação é capaz de gerar uma voz computorizada recorrendo à fala do utilizador. Após este contributo, os participantes podem utilizar a sua voz personalizada para gerar ficheiros de áudio que irão surpreender os amigos ou simplesmente para ouvir o computador falar com a sua própria voz.

Na nossa opinião, este tipo de projecto faz-nos pensar que todos podemos colaborar para um mundo melhor e sem barreiras. É tão bom ajudar…


abraços,

Wanilton from Brazil
« Last Edit: September 17, 2010, 02:59:55 PM by jitterjames »
www.xbmcbrasil.net
XBMC  Brazilian Community Forum - Admin
Windows 8.1 - XBMC Gotham Custom Plus - Aeon MQ 5
My Room Entertaiment´s
About me

jitterjames

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 7715
  • Karma: 116
    • View Profile
    • VoxCommando
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #1 on: August 24, 2010, 10:08:45 AM »
Thank-you Wanilton,

Users should feel free to start new threads in any language.  Try to avoid switching languages in the middle of a thread (like I am doing now!)

To read foreign languages you can try:  http://translate.google.com

There is also a translate extension for google Chrome that translates websites as you browse.  It is fantastic!

here's the google translation of this message:

Obrigado Wanilton você,

Usuário deve se sentir livre para iniciar novos tópicos em qualquer língua. Tente evitar a mudança línguas no meio de uma thread (como eu estou fazendo agora!)

Para ler línguas estrangeiras, você pode tentar:  http://translate.google.com

Há também uma extensão para traduzir o Google Chrome, que traduz sites como você navega. É fantástico!

timartinelli

  • Newbie
  • *
  • Posts: 1
  • Karma: 0
    • View Profile
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #2 on: August 26, 2010, 12:14:32 PM »
Bom dia Amigos.

Quero agradecer o nosso amigo Wanilton que me mostrou essa maravilhosa solução e também gostaria de agradecer e muito o jitterjames por se dedicar ao projeto que vai estourar com certeza...

É isso gente, vou instalar no meu htpc hoje e vou fazer uns teste aqui, o Wanilton já me ajudou e muito... Mais tarde eu posto os resultados, dúvidas e sujestões aqui...

Grande Abraço a Todos...

Tiago Martinelli

jitterjames

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 7715
  • Karma: 116
    • View Profile
    • VoxCommando
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #3 on: August 26, 2010, 05:04:51 PM »
Welcome James.  ;D The more the merrier!  I hope you enjoy the program.

Wanilton

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 559
  • Karma: 6
    • View Profile
    • XBMC Brazil Forum
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #4 on: September 17, 2010, 01:05:06 PM »
James e amigos,

Eu abri um tópico no htforum, sobre o voxcommando e sua usabilidade com XBMC, para conhecer http://www.htforum.com/vb/showthread.php/144704-Usando-Comando-de-voz-para-controlar-seu-midia-center-com-%C3%AAnfase-no-XBMC-Vers%C3%A3o-Dharma

James, faça o download do video que fiz conforme teu pedido, clique aquihttp://github.com/downloads/Wanilton/voxcomanndo-xbmc-Brazil/xbmxcomvox.zip
www.xbmcbrasil.net
XBMC  Brazilian Community Forum - Admin
Windows 8.1 - XBMC Gotham Custom Plus - Aeon MQ 5
My Room Entertaiment´s
About me

jitterjames

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 7715
  • Karma: 116
    • View Profile
    • VoxCommando
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #5 on: September 17, 2010, 01:19:39 PM »
Hey, good job.  Thanks for taking the time to make this.  I will put it on the videos page as soon as I get a chance.

Do you also have a youtube account that you can post it on?

jitterjames

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 7715
  • Karma: 116
    • View Profile
    • VoxCommando
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #6 on: September 17, 2010, 01:29:52 PM »
I've uploaded it to my account, but if you can put it on yours as well that would probably be good.


Wanilton

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 559
  • Karma: 6
    • View Profile
    • XBMC Brazil Forum
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #7 on: September 17, 2010, 01:31:50 PM »
James,

Não tenho conta no you tube, grato por ter publicado em sua conta, vou usar no tópico que criei no htforum.

Te solicito que crie uma área para suporte ao VoxCommando PT-BR, igual a área para o Alemão, pois vamos ter pessoas interessadas em participar do fórum, eu pelo menos espero isso.

O que achou da qualidade do vídeo que fiz?

Abraços

« Last Edit: September 17, 2010, 01:38:54 PM by Wanilton »
www.xbmcbrasil.net
XBMC  Brazilian Community Forum - Admin
Windows 8.1 - XBMC Gotham Custom Plus - Aeon MQ 5
My Room Entertaiment´s
About me

jitterjames

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 7715
  • Karma: 116
    • View Profile
    • VoxCommando
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #8 on: September 17, 2010, 01:41:56 PM »
I created a Board Under PT-BR Support called XBMC and made you moderator.  Let me know if you want me to change the name of the category.

the video is excellent, but I had a hard time understanding you  ;)

I did notice that some of your commands are very short single syllable words.  These can give VoxCommando a hard time and cause errors, especially when there is background noise.

Wanilton

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 559
  • Karma: 6
    • View Profile
    • XBMC Brazil Forum
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #9 on: September 17, 2010, 01:49:56 PM »
Eu entendo tuas colocações sobre o uso das frases curtas, mas em uma língua estrangeira, de certa maneira distinta do inglês, o acerto em meu caso é maior nas frases curtas do que nas frases longas, mas sei das implicações disso no uso do programa, irei melhorar as frases que uso, te peço que mova este tópico para a nova área PT-BR.

Assim que tiver tempo farei um vídeo melhor e com mais detalhes de uso.

Abraços
www.xbmcbrasil.net
XBMC  Brazilian Community Forum - Admin
Windows 8.1 - XBMC Gotham Custom Plus - Aeon MQ 5
My Room Entertaiment´s
About me

Wanilton

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 559
  • Karma: 6
    • View Profile
    • XBMC Brazil Forum
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #10 on: October 22, 2010, 04:26:34 PM »
Olá James,

Boa tarde,

Hoje vamos lançar a nova versão da skin AeonMQ2 Brazil, veja aqui imagens deste nova skin.
http://forum.xbmc.org/showpost.php?p=629510&postcount=321

Recomendo fortemente que atualize, apesar do tamanho vai valer a pena, serão 254 MB +-, existe um novo conceito no Beta 3 do XBMC
onde não permite mais atualizações esporádicas e menores, uma vez por mês será possível atualizar, no conceito atual, se fizer download
de uma tema é suficiente para deletar toda a pasta e só vai sobrar o tema em si.

Nós estamos trabalhando numa ferramente para passar por cima desta restrição maluca, esperamos hoje poder testar se tal ferramenta
vai funcionar corretamente. Foi implementado recursos no menu inicial que vai agradar a quem gosta de música, provavelmente este
material vai ficar disponível para você a partir de amanhã, mas deve aparecer automaticamente como atualização disponível no XBMC.

Finalmente consegui acerter minhas pendências pessoais, e vou voltar aos testes com o voxcommando, testei em espanhol, não gostei do resultado,
vou ficar trabalhando com ele em inglês, tenho melhor acerto nos comandos, principalmente ao chamar filmes e títulos de músicas em inglês, que é
maioria em minha biblioteca.

Falta um chat no fórum, para conversas desta natureza, fica como sugestão.

grande abgraço, :)


« Last Edit: October 22, 2010, 04:28:15 PM by Wanilton »
www.xbmcbrasil.net
XBMC  Brazilian Community Forum - Admin
Windows 8.1 - XBMC Gotham Custom Plus - Aeon MQ 5
My Room Entertaiment´s
About me

jitterjames

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 7715
  • Karma: 116
    • View Profile
    • VoxCommando
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #11 on: October 22, 2010, 04:59:41 PM »
thanks, I will wait a couple of days to see if the auto update works for the new skin version.

Are you able (as moderator) to create a subject for discussing language options in VC, or do you need me to do it?

If you want me to create a topic please tell me what I should call it.  (In Portuguese)

thanks.  I hope all is well. Are the flowers blooming down in Brazil yet?

J

P.S. I noticed that someone on the ht forum was asking about games.  It is possible to control some games using keyboard emulation (sendkeys or inputkeys).  I did a quick test and I was able to control WOW (world of warcraft) using VoxCommando.  I haven't tried anything else, and I didn't spend too much time with it since I only had a 10 day trial of the game.

Wanilton

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 559
  • Karma: 6
    • View Profile
    • XBMC Brazil Forum
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #12 on: October 22, 2010, 05:26:49 PM »
Ola James,

Eu consigo criar este tópico para discutir qual o melhor idioma para uso com o VOX, farei isto mais tarde.

Sim estamos no início da primavera aqui no Brasil, uma estação bastante agradável.

Se funcionar a atualização da skin, me avise por gentileza, eu creio que va funcionar.

Eu não testei jogos, mas imaginei ser possível.

grato

Wanilton
www.xbmcbrasil.net
XBMC  Brazilian Community Forum - Admin
Windows 8.1 - XBMC Gotham Custom Plus - Aeon MQ 5
My Room Entertaiment´s
About me

Wanilton

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 559
  • Karma: 6
    • View Profile
    • XBMC Brazil Forum
Re: XBMC and Vox Commando in PT-BR Português do Brasil
« Reply #13 on: October 23, 2010, 06:12:30 PM »
James,

Boa tarde,

Link para o post de lançamento da nova Skin AeonMQ2
http://forum.xbmc.org/showpost.php?p=609112&postcount=1

Infelizmente não vai ser automatico por erro de implementação do beta3 do  XBMC, tem que ser feito download do arquivo e instalar via ZIP, usando a SKIN confluence para tal, mas vale muito a pena efetuar o download para a nova versão.
www.xbmcbrasil.net
XBMC  Brazilian Community Forum - Admin
Windows 8.1 - XBMC Gotham Custom Plus - Aeon MQ 5
My Room Entertaiment´s
About me